domingo, 11 de dezembro de 2016

... e vamos adiante! ...

fonte imagem: http://goo.gl/eSbkyk
Qual a minha profissão??? Não sei!!! Me fiz aprendiz constante, a cada fase ou desafio que a vida me empunha, eu me modificava, aprendia e me reinventava. Assim me fiz artesão, designer e professor, sem uma regra estabelecida, priorizando sempre sobreviver.

A habilidade manual que me levou ao artesanato me foi revelada ainda na infância. Um fascínio pueril de ver constituído com materiais artísticos algumas coisas que povoavam minha mente. Logo, as pessoas em volta começaram a gostar e solicitar trabalhos. Sustentei meus luxos de adolescente trabalhando, atendendo encomendas de festas, fazendo cartões convites artesanais e pintando tecido.

O design surgiu em minha vida junto com a necessidade de ter uma formação superior. Eu sonhava em ser arquiteto, mas, o salário que eu recebia como professor não dava para cobrir as despesas do curso e garantir meu sustento. Eu tinha acabado de “sair de casa”, estava morando com minha prima (que também era minha chefe). Não era meu sonho ser um designer, na verdade nem sabia o que era isso, mas, encontrei um caminho de aplicar muito do meu conhecimento de artesão no aprendizado como designer. Alcancei bons resultados no desenvolvimento dos projetos acadêmicos explorando o trabalho manual.

Falar em público sempre foi uma barreira pra mim. Tive que aprender a controlar esse medo-vergonha na prática, assumindo aulas de informática. Era um grupo que trabalhava numa escola particular, além das aulas, eu tinha a responsabilidade da produção gráfica do material e alguns produtos de divulgação. Assim surgiu o professor.

A verdade é que um não anula o outro, mas sim, um complemente e agrega diferencial ao outro. Ensinei os métodos do professor ao artesão, e estou colhendo os frutos de oficinas de arte-educação que já me levaram a diversas instituições de ensino superior. O designer, montou identidade visual, blog e ajuda a traçar estratégias de promoção e venda dos produtos do artesão.

O professor explora os caminhos da criatividade do artesão e do designer, transformando algumas de suas aulas em acontecimentos que envolvem os alunos de forma satisfatória. Por conta disso, o professor atualmente leciona numa instituição de ensino superior no interior do estado. Ele sabe que não deve se acomodar, e está se preparando para outros voos.



Assim estou me constituindo, aprendendo e me reinventando a cada dia... seguindo, apenas seguindo um fluxo, por vezes, difícil de entender, as vezes dolorido, mas sempre transformador. Não posso me permitir o luxo do cansaço, mas a carenagem já exibi sinais de desgaste. Vamos adiante!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário